Pensando em expandir a sua empresa? Como saber se é a hora certa?

Pensando em expandir a sua empresa? Como saber se é a hora certa?

16 de abril de 2018 0 Por AMWSys ERP

Por sua criatividade, os brasileiros estão entre os povos que mais empreendem no mundo. Ter sua própria empresa e não precisar mais receber ordens é o sonho de boa parte dos trabalhadores do país.

Para ter sucesso como empreendedor é fundamental pensar cada passo, e indispensável ter um plano de negócios. Afinal, empreender não é uma aventura para amadores.

Não basta ter uma boa ideia. Se for comércio, é vital pesquisar o melhor ponto, se for serviço, como oferecê-lo? É alto o número de empreendedores que não sobrevivem ao primeiro ano. Por isso, um bom planejamento empresarial, envolvendo custos de impostos, gastos com funcionários e aluguel é fundamental.

Análise de resultado da empresa

É muito comum achar que apenas as grandes empresas necessitam planejar e estabelecer metas. Isso é um engano. Só um bom planejamento permite aos empresários saber os passos que sua companhia vai dar. A diferença é que as grandes empresas definem metas e prazos.

Com o planejamento em mãos, é possível fazer a análise de resultado da empresa e implementar os ajustes identificados. Sem planejamento, o empresário anda no escuro, uma vez que não consegue os dados suficientes para analisar seu empreendimento.

Confira sete sugestões imprescindíveis para fazer um bom planejamento.

  • Planejar gastos.
  • Definir estratégias.
  • Analisar o mercado e saber onde empregar o dinheiro.
  • Investir no marketing e divulgação.
  • Ter clara a cultura organizacional para atrair talentos.
  • Montar uma equipe engajada e mantê-la motivada.
  • Não ter medo de reconhecer o erro e ajustar a rota.

Como melhorar os negócios

Dependendo do setor da sua empresa, a competitividade pode ser grande. Por isso, é vital saber como se destacar e estar à frente dos seus concorrentes. Dependendo do setor de atuação, seu diferencial pode estar no atendimento ou na qualidade do produto ou serviço.

Desse modo, é importante estar atento ao planejamento que você fez: ele está caminhando como o esperado? Medir os resultados constantemente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso; entre o prejuízo e o lucro. A gestão é fundamental também para o bom andamento da empresa.

E gestão abrange tanto pessoas quanto a área administrativa em si. Isso faz parte da estratégia de atuação. Se a gestão estiver alinhada ao planejamento, você conseguirá determinar quando acontecerá a expansão do seu negócio. O planejamento é peça-chave estratégica se desejar que sua organização atinja o resultado esperado.