O que é e para que serve o SPED Fiscal?

O que é e para que serve o SPED Fiscal?

14 de janeiro de 2019 0 Por AMWSys ERP

SPED é o acrônimo para Sistema Público de Escrituração Digital, instituído em 2007 como parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento implantado pelo Governo Federal com o propósito de facilitar, informatizar e modernizar, de maneira efetiva e unificada, a relação entre os contribuintes e o Fisco por meio de sua sistematização.

Dessa forma, o SPED fiscal é uma ferramenta criada a fim de tornar mais transparentes as relações empresa–fisco e facilitar a inserção de dados, planejamento do cumprimento de obrigações legais, controle de sua realização e maior autonomia do contribuinte, além de otimizar o cruzamento de dados e a realização de auditorias virtuais.

Como o SPED contribui para a saúde fiscal da empresa

A criação do SPED resultou em muitos benefícios às empresas, afinal, processos que antes eram feitos no papel e demandavam o arquivamento de pilhas de documentos e cadernos fiscais foram substituídos pela plataforma – que só pode ser acessada por meio da senha do usuário cadastrado –, o que também contribui para delimitação clara de tarefas e responsabilidades.

A saúde fiscal da empresa deve ser uma preocupação constante, pois estar em dia com as obrigações legais é de suma importância para evitar multas e outras penalidades. Assim, os principais benefícios gerados pelo SPED e que contribuem para a saúde fiscal da empresa são:

  • Simplificação: Por ser um sistema integrado, todos os procedimentos que demandam a realização de controle tributário podem ser feitos por meio do SPED, a exemplo do comércio exterior, trânsito de produtos entre os estados e cidades brasileiras, regimes especiais, dentre outros;
  • Redução de custos: Como diversas ações tributárias são realizadas digitalmente no SPED fiscal, que apresenta com clareza quais são elas, seus prazos e documentos necessários para sua efetivação, apenas um funcionário é suficiente para realizá-las. E por dispensar o uso de papel, economiza-se com a compra de insumos;
  • Uniformização e rapidez no acesso a informações: Ao acessar o SPED, todas as empresas têm à sua disposição o mesmo layout, e, por isso, as informações fiscais são enviadas de maneira uniformizada aos órgãos competentes. Além disso, é mais fácil acessar informações referentes ao fisco e seus documentos constituintes.

Mais organização e modernidade

A AMWSys é especialista na criação de sistemas totalmente integrados com organizações financeiras e governamentais, a fim de viabilizar rotinas administrativas e o crescimento saudável do negócio. Afinal, é preciso estar em dia com as obrigações fiscais para não enfrentar problemas legais que podem acarretar até mesmo no fechamento da empresa.