
Negócios em Família. Como evitar os erros mais comuns?
O desejo de montar o próprio negócio passa pela cabeça de milhares de brasileiros atualmente. Veja algumas das diversas razões para isso: desemprego, renda extra, conquista da autonomia ou mesmo o anseio de se tornar o seu próprio chefe.
Em muitos casos, ao iniciar um negócio próprio, as pessoas preferem ter como sócio os seus familiares, principalmente, por já existir uma confiança pré-estabelecida. Mas essa ideia requer planejamento e atenção para algumas situações corriqueiras.
O que é necessário para administrar uma empresa familiar?
Existem alguns fatores que devem ser levados em conta quando o assunto é administração de uma empresa de família, vamos ver alguns deles para evitar possíveis complicações:
- Definir os papéis de cada pessoa dentro da empresa – Como qualquer organização, é primordial cada um ter sua função definida antes de iniciar o negócio. Em outras palavras, é preciso saber quem será o responsável pelo financeiro, produção, logística, atendimento e demais áreas.
- Decidir quem será o líder – Também faz parte de uma administração feita de forma adequada. É imprescindível ter alguém com o foco na liderança.
- Alinhar os objetivos – A serem alcançados pela empresa e criar metas com a participação de todos os membros.
- Estabelecer algumas regras – Para melhorar a produtividade da companhia, como a divisão dos lucros, a remuneração de cada um e o horário de funcionamento do empreendimento.
- Manter uma boa convivência – Evitar misturar o ambiente de trabalho com situações familiares, levando problemas do negócio para dentro de casa. Esse é um dos erros mais comuns que pode prejudicar uma empresa.
Como evitar os conflitos nos negócios em família?
Os conflitos fazem parte de qualquer administração empresarial, por isso, o diálogo e a transparência são necessários. Ter reuniões semanais é uma boa estratégia para manter os familiares informados sobre a evolução e os avanços da empresa, e até mesmo para evitar possíveis contratempos.
Caso a administração do empreendimento seja insatisfatória ou se o controle das despesas não for realizado de forma correta, o risco de gerar desentendimentos é grande. Sendo assim, misturar as despesas pessoais de qualquer membro da família com o caixa da empresa, bem como usar o dinheiro do próprio bolso para custear gastos do negócio é uma prática inadmissível.
Existe segredo para o desenvolvimento da empresa?
O segredo para o negócio evoluir é não deixar que o medo atrapalhe a conquista dos novos desafios. É, ainda, identificar as oportunidades que forem surgindo ao longo do tempo.
O sistema desenvolvido pela AMWSys, auxilia a conservar a integridade do negócio familiar e a manter a determinação de que o sucesso será garantido auxiliando no avanço do empreendimento através da conciliação bancária e ajudando a controlar as despesas da empresa de maneira eficiente.