Integração entre departamento e seus benefícios

Integração entre departamento e seus benefícios

15 de novembro de 2017 0 Por AMWSys ERP

Um sistema de gestão empresarial pode ser definido como um conjunto de processos utilizados para administrar uma empresa de qualquer tamanho ou segmento.

Para manejar as atividades desenvolvidas em cada departamento é necessário que a empresa trabalhe em uma mesma direção, buscando a integração da equipe constantemente.

Atualmente, essa tarefa é um grande dilema para os empreendedores, pois, ainda existe a falsa visão de que cada setor da empresa deve trabalhar individualmente sem que haja comunicação e interação entre eles.

Para resolver essas diversidades, algumas ferramentas de gestão podem ajudar. A seguir, veja algumas delas!

Endomarketing

Com uma metodologia similar ao marketing tradicional, o endomarketing consiste em um conjunto de iniciativas que são direcionadas para o público interno de uma empresa (funcionários e chefia), com o propósito de unir a equipe, divulgar as ações e propor soluções.
Estas ações devem promover o compartilhamento de informações entre departamentos, estimulando a interação das equipes entre os diversos setores da empresa. Dessa forma, todos ficarão sabendo das mudanças e medidas que estão sendo tomadas na corporação, o que facilita a aproximação dos membros e otimiza os processos de trabalho.

Workshops, reuniões dinâmicas, eventos e confraternizações também são ótimas oportunidades para promover a comunicação e interação entre os membros de uma empresa.

Além disso, as ferramentas tecnológicas são importantíssimas nesse sistema de gestão. Criar uma rede social corporativa, utilizar um bom software de gestão são alguns dos recursos que podem ser aplicados para promover a integração e consequentemente o engajamento dos funcionários.

Software de gestão integrada

Os softwares de gestão promovem a integração dos setores no aspecto tecnológico e produtivo.

Fazer uso de um programa para transmitir a informação via sistema, reduz o tempo desperdiçado com digitação, diminui os custos operacionais da empresa e aumenta a segurança da informação, ou seja, um sistema de gestão com muitas vantagens.

O ERPs são os softwares de gestão mais utilizados no momento.

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão que auxilia a a automatização das operações. Com ele é possível ter maior controle sobre o processo produtivo da empresa, reduzindo as falhas de comunicação, eliminando tarefas repetitivas, dentre outras atividades. Um ótimo exemplo de ERP é o AMWSys, que permite realizar o cadastro de clientes, da quantidade de estoques e permite uma maior integração entre setores.