Gerenciamento Empresarial

Gerenciamento Empresarial

23 de agosto de 2017 0 Por AMWSys ERP

Toda empresa realiza de alguma maneira um controle gerencial, independentemente de seu porte, ou seja, de pequenas a grandes empresas. O sucesso da empresa é, portanto, resultante do bom controle gerencial.

Desenvolver o controle gerencial é fundamental para a saúde de sua empresa. Ele consiste em arquitetar o conjunto de ações que englobam o controle financeiro, o controle de estoque, o fluxo de caixa, bem como outras ações pertinentes à organização empresarial.

Controle financeiro

Em uma empresa pequena, o controle financeiro pode ser feito de maneira mais simples, inicialmente mediante uma projeção de todos os gastos e lucros durante os meses do ano. Este planejamento deve ser colocado em um Diagrama de Fluxo de Caixa. O Diagrama de Fluxo de Caixa deve ser atualizado mês a mês, assim, o empresário poderá monitorar o crescimento de sua empresa.

Analisar as taxas de juros praticadas no mercado, além de inflação, taxas de câmbio e consumo do mercado são fatores igualmente relevantes para proteger sua empresa em momentos de crise.

Investir em aplicações como CDB, título de capitalização, poupança ou outras formas de investimentos é outro hábito que todo empresário deveria ter; investir os lucros da empresa pode garantir o futuro da empresa em épocas de dificuldades. Além disso, aplicações “gordas” pode possibilitar a realização de um investimento futuro.

Organização Empresarial

A organização empresarial talvez seja o ponto mais importante em uma empresa. Uma empresa desorganizada tende a perder prazos ou bons negócios em razão da desorganização. Com a finalidade de planejar a organização, grandes empresas vêm criando sistemas internos complexos que muito facilitam na hora de controlar a empresa.

A implementação de um sistema computacional que atue na gestão financeira substituindo a gestão de caneta e papel, é muito importante para o sucesso empresarial. Por isso, quando a empresa não tem um sistema ou dispõe de um sistema defasado, é recomendável contratar uma empresa especializada para auxiliar na busca e gerenciamento das melhores ferramentas.

Ferramentas que auxiliam a gestão empresarial

Dado que o assunto é a importância da gestão financeira para o controle gerencial, consta abaixo uma lista com ferramentas úteis que um sistema deve apresentar para garantir o sucesso do controle gerencial:

  • Lista de clientes

Ferramenta básica de um sistema. Trata-se de uma lista na qual é possível cadastrar os clientes e inserir informações úteis.

  • Lista de produtos

A lista de produtos é outra ferramenta básica de um sistema de gestão. A lista de produtos deve ser capaz de administrar a quantidade de itens em estoque, e dessa forma, o gestor pode ter todo seu estoque em vista. A partir de um mecanismo simples, como a lista de produtos, é possível prever situações adversas e evitá-las, bem como planejar ações a médio e longo prazos.

  • Faturamento/pedidos de vendas ou serviços

Listar os serviços feitos, ou mesmo vendas, é outra necessidade da gestão empresarial. A emissão de nota fiscal por meio desse sistema também é importante, já que o emissor de nota fiscal eletrônica do Ministério da Fazenda foi desativado.

  • Controle de contas a pagar

Este é um dos recursos mais importantes de um sistema: cadastrar compras da empresa e outros gastos com o plano de contas despesas fixas e variáveis, como salários, férias de funcionários, 13º salário, entre outros. Ter suas contas em mãos é um dos pontos mais importantes da gestão empresarial.

  • Controle de contas a receber

Assim como o controle de contas a pagar, um sistema gestor deve ser capaz de cadastrar contas a receber. Desta forma, o empresário está apto a fazer comparações e criar seu fluxo de caixa de maneira simplificada.

  • Controle de cheques e emissão de boletos bancários

Não se trata de um recurso básico, porém revela-se muito útil e pode facilitar no fechamento de muitos negócios.

Há outras funcionalidades que podem ser adicionadas ao controle gerencial, porém elas dependem de aspectos como a área de atuação da empresa.

Um excelente Sistema de Controle Gerencial é o AMWSys, que é amplamente reconhecido como um sistema de controle gerencial muito bom, que conta com todas as ferramentas básicas e com outras mais sofisticadas, a exemplo da conciliação bancária do sistema e a customização do sistema para se adequar a qualquer área de aplicação. Ademais, oferece a vantagem de ser um sistema totalmente online, independe de instalação e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo sem necessidade de localização física nas dependências da empresa.

Com tamanhos recursos, é possível gerir financeiramente a empresa, e de modo satisfatório, por meio de um sistema organizado e intuitivo que pode salvar muito tempo do empresário, sobrando mais tempo para dedicar a outras tarefas empresariais.