Erros comuns na hora de fazer o planejamento da sua empresa

Erros comuns na hora de fazer o planejamento da sua empresa

27 de dezembro de 2017 0 Por AMWSys ERP

Obter sucesso com a abertura de uma empresa não é uma tarefa fácil. É necessário muito planejamento e organização para evitar erros e prejuízos.

Segundo informações de um estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas), um terço das empresas que abrem no Brasil acabam fechando em dois anos.

Cada administrador precisa analisar as possibilidades e os riscos antes de abrir um negócio próprio. Veja, a seguir, os principais erros cometidos pelos novos empreendedores.

  • Empreender por necessidade – Investir todos os seus recursos em um negócio próprio só porque perdeu o emprego é um grande erro. É preciso verificar se a vontade de empreender realmente está adequada a seu perfil profissional e pessoal.
  • Desconhecer a área de atuação – Analisar a área de atuação do produto ou serviço que o empreendedor investirá é muito importante. É necessário conhecer os detalhes do segmento, o mercado consumidor, os possíveis fornecedores e, principalmente, o mercado concorrente.
  • Falta de capacitação – A experiência técnica no ramo de atuação é muito importante para o desenvolvimento de um novo negócio, mas não é tudo! Para alcançar bons resultados faz-se imprescindível aplicar técnicas seguras e eficazes de administração. Por isso, busque capacitação de qualidade a fim de ser um bom gestor.

Como fazer um planejamento para abrir uma empresa

Antes de abrir uma empresa elabore um plano de negócio. Essa ferramenta deve ser produzida nas etapas iniciais da atividade.  Desse modo, será possível planejar os recursos materiais, financeiros e humanos que serão aplicados no negócio.

Com esse plano também definirá ações e metas que devem ser cumpridas a curto, médio e longo prazo.

Imprescindível para alcançar bons resultados, o planejamento deve ser estruturado e as etapas do cronograma respeitadas.

Programas de gestão empresarial

Cada vez mais presente no ambiente administrativo, a tecnologia, entre outras coisas, pode ser usada como ferramenta na gestão desse novo negócio.

Para isto, existem diversos softwares de gestão empresarial que auxiliam nessa atividade. Um dos melhores exemplos é o AMWSys, um sistema de gestão empresarial completo, que oferece a possibilidade de um acompanhamento melhor e mais preciso do estoque, uma melhor organização no cadastro de clientes, fornecedores, transportadoras e também, uma melhor integração entre departamentos.

Contar com o AMWSys na sua empresa é ter a certeza de economizar tempo e consequentemente aumentar os seus rendimentos, ou seja, é um investimento essencial para o empresário que busca crescer.