Controle de Produção – Qual sua importância?

Controle de Produção – Qual sua importância?

19 de novembro de 2018 0 Por AMWSys ERP

O controle de produção é um processo essencial e indispensável, realizado por indústrias dos mais variados segmentos e de todos os portes, a fim de gerenciar suas atividades produtivas, ou seja, aquelas ligadas à manufatura e confecção de bens de consumo que serão distribuídos e comercializados no mercado.

Assim, trata-se de uma tarefa realizada por diversos setores dentro da companhia, tais como: responsáveis pelo setor de logística, gerentes, departamento de compras, supervisores e demais profissionais que lidam diretamente com os processos produtivos. O controle de produção também é melhor realizado com a implementação de sistemas voltados para esse fim.

A importância do controle de produção

Um dos exemplos históricos que ressalta a importância do controle de produção é a quebra da bolsa de Nova York ocorrida em 1929, que se deu em virtude da superprodução de bens, os quais foram descartados pela falta de compradores. Isso demonstra que a falta de controle e planejamento é altamente prejudicial não apenas à empresa, mas também à economia.

Já os sistemas de gerenciamento são ferramentas altamente eficazes, pois automatizam o controle da produção e podem ser alimentados diariamente com dados, fornecendo balanços, relatórios e estimativas importantes para o crescimento da indústria. Logo, algumas funções desempenhadas pela ferramenta:

  • Planejamento: Por meio do planejamento, é possível determinar o que será produzido e em quais quantidades, fator que facilita e organiza a manufatura de produtos. Além disso, também determina quando será realizada a produção, item importante em produtos com maior venda em determinados períodos ou sazonais;
  • Programação: Deve relacionar minuciosamente todos os itens, insumos e matérias-primas aplicados na fabricação dos produtos. Dessa forma, facilita a identificação de quais materiais devem ser repostos, quais estão em excesso e, em caso de produtos perecíveis, quais devem ser utilizados primeiro para que não estraguem;
  • Controle: A produção deve ser controlada e documentada para que fiquem registrados possíveis desvios, com o objetivo de fazer melhoramentos e correções. Essas, por sua vez, refletem positivamente nos resultados da empresa e ajudam-na a progredir. O registro também é importante, pois denota maior organização e profissionalismo.

Controle produtivo preciso e simplificado

A AMWSys é a parceira ideal para realizar o controle produtivo fabril, pois é um sistema moderno e fácil de manejar, ideais para empresas de grande, médio e pequeno portes que almejam mais organização, maiores lucros e competitividade no mercado. Suas soluções são automatizadas, resultando no menor índice de falha humana e maior agilidade.