Como reduzir os desperdícios na minha empresa?

Como reduzir os desperdícios na minha empresa?

23 de agosto de 2017 0 Por AMWSys ERP

Em tempos de crise financeira mundial, o desperdício de uma empresa está diretamente ligado a perdas financeiras. É necessário cuidar de cada aspecto do processo para garantir a sustentabilidade do negócio. Chega a ser irresponsável o empresário que não procura reutilizar seus recursos e otimizar seus gastos.

E muitas vezes, nem é preciso grandes transformações para saber como reduzir os desperdícios. Pequenas ações são capazes de gerar resultados rápidos e eficazes.

Como reduzir os desperdícios de forma eficaz?

Conheça algumas dicas importantes, baseadas nas opiniões de especialistas do ramo:

  • Acabe com os defeitos de produção: refazer um trabalho mal feito, lidar com a insatisfação do cliente e manter uma boa imagem apesar do erro custa caro, pois requer dinheiro e tempo, algo fundamental para as empresas atualmente.Por isso, vale a pena investir na padronização de processos, com alta exigência de qualidade, para diminuir defeitos na produção.
  • Produza apenas o necessário: fabricar mais do que consegue vender não só rende desperdício de produto, como também de materiais, mão de obra, energia. Procure planejar a produção de acordo com a real demanda.
  • Mantenha um estoque pequeno: o mesmo conselho sobre a real demanda vale para o estoque. Uma grande quantidade de produto estocado eleva o custo de armazenamento e significa dinheiro parado. Sem falar que dependendo do produto ainda há o prazo de validade que deve ser levado em conta.
  • Elimine a espera: no processo de fabricação em que uma etapa depende de outra é preciso ter um ótimo planejamento para que um departamento não fique ocioso aguardando a finalização de outro setor. Mão de obra parada é desperdício de dinheiro também!
  • Invista em um transporte adequado: movimentar materiais e produtos sempre traz o risco de perdas e danos. Por isso, é importante organizar o processo de fabricação de forma que haja a menor movimentação possível. E no caso de ser preciso transportar de um lugar para outro, é necessário que o processo seja feito de forma adequada.
  • Promova um ambiente de trabalho organizado: com a otimização da mão de obra é possível diminuir o desperdício de material e também aumentar a segurança no trabalho, reduzindo os custos com esse tipo de problema.
  • Use tecnologia de ponta: a ciência já criou vários produtos capazes de tornar o local de trabalho mais eficiente. É o caso, por exemplo, das torneiras e luzes ativadas por sensor de presença. Trata-se de uma atitude sustentável e econômica.
  • Avalie o uso de produtos usados: uma empresa quer sempre ter os melhores equipamentos. Mas em alguns casos, é possível economizar com produtos usados, como cartuchos reciclados para a impressora. Também é possível encontrar fotocopiadoras e móveis em excelentes condições mesmo usados.

Esses são alguns exemplos de ações que podem ser realizadas em uma empresa para o combate ao desperdício.

O importante é ter sempre um olhar voltado para a economia e realizar uma constante avaliação de cada etapa do processo de fabricação.

É possível, por exemplo, mudar o horário de entregas de produtos, alterando para horas de menos tráfego, o que poupa combustível e tempo.

empresário Marcio Pessolo salienta: “Trocar as lâmpadas originais por versões mais econômicas e eficazes também faz diferença, além de valorizar as janelas para aumentar o período com luz natural.

São mudanças pequenas, mas que somadas fará uma grande diferença, reduzindo desperdícios e aumentando os lucros.”

Além disso, você já pensou em contar com um sistema de gestão online com foco na redução de recursos? Se você acha que uma coisa não tem nada haver com a outra está enganado.

O sistema AMWSys tem a solução perfeita para seu negócio. Sabe por quê? Com um sistema de gestão que controle os recursos da empresa, estoque e oferece relatórios na tela do seu computador ou dispositivo móvel representa menos perda de produtos, controle consciente dos recursos disponíveis e menos desperdício com documentações impressas.

Gostou? Então não perca tempo e comece você também a inserir atitudes conscientes na sua empresa.