
Como melhorar a comunicação entre setores?
O sucesso de um negócio, seja qual for a área, depende de que vários fatores funcionem perfeitamente.
Um dos pilares para o bom funcionamento de uma empresa é a comunicação interna, essencial para a produtividade no cotidiano. Porém, nem sempre é fácil identificar falhas neste processo, e o resultado muitas vezes é notado apenas no desempenho geral.
A importância da comunicação interna nas organizações tem sido cada vez mais valorizada, tendo em vista o seu impacto até em números. Uma pesquisa da consultoria Aon Hewitt aponta que um funcionário que não esteja corretamente engajado, pode prejudicar em até US$ 10 mil o lucro anual de uma companhia.
Comunicação interna
Para melhorar a comunicação interna da empresa é necessário, antes de tudo, entender o peso que ela tem no dia a dia.
Contudo, ela não se restringe apenas a painéis ou murais informativos, ou mesmo e-mails circulares. Envolve, sim, todo o relacionamento entre os funcionários, desde as orientações de rotina, até os eventos mais informais de integração.
Dicas para melhorar a comunicação interna dos setores
Alguns aspectos devem ser observados dentro de uma organização para potencializar e corrigir a comunicação entre os colaboradores. Nós da AMWSys contaremos Alguns deles, eles são:
- Observar e entender o fluxo de comunicação: é preciso entender se a comunicação acontece de forma descendente (da diretoria para os subordinados), de forma ascendente (dos subordinados para a diretoria), de forma horizontal (entre os pares de mesmo nível hierárquico) ou de forma transversal (que não leva em consideração o nível hierárquico).
- Estimular a integração entre os setores: quando todos os colaboradores de diferentes setores entendem a função de cada um dentro da organização, fica mais fácil trabalhar a cooperação mútua. O uso de softwares de gestão ajuda na integração dos setores, uma vez que faz com que a troca de informações seja mais simples e acessível.
- Manter canais oficiais de troca de informações: é importante que haja veículos adequados para que os colaboradores possam se comunicar. Há diversas ferramentas para isso. Chats, revistas e caixas de sugestões são alguns dos exemplos. Todos estes canais precisam ser monitorados e fornecer feedback para quem utilizar.
- Definir processos organizacionais permeados pela comunicação: todos os processos da empresa devem ser divulgados aos setores envolvidos para mantê-los informados.
- Uso de linguagem adequada: cada mensagem, assunto e canal exigem uma linguagem específica para que a interpretação seja satisfatória. É imprescindível estar atento a este detalhe.
Todos os setores devem trabalhar interligados, e a comunicação será a responsável por conectar de maneira efetiva as funções dentro de uma organização.