5 Dicas para realizar a conciliação bancária

5 Dicas para realizar a conciliação bancária

15 de outubro de 2018 0 Por AMWSys ERP

A conciliação bancária é um procedimento realizado por empresas, indústrias e comércios que consiste na comparação entre o extrato bancário e os dados relacionados ao controle financeiro efetivado internamente pelos setores responsáveis, a fim de verificar a ocorrência de disparidades, evitar fraudes e gerir a companhia.

Trata-se, portanto, de um procedimento de suma importância, que deve ser feito em empresas de pequeno, médio e grande porte. A conciliação bancária auxilia no maior controle sobre as contas e avalia, de forma precisa, o desempenho e a evolução da companhia, possibilitando a elaboração de projeções futuras e balanços.

5 dicas para fazer a conciliação bancária

Apesar da importância deste procedimento, muitas empresas não sabem claramente como realizá-lo, ou pior, não compreendem sua relevância. Controlar as contas é necessário para mensurar a lucratividade da companhia e planejar melhor suas ações, com o objetivo de melhorar seu faturamento e posicionamento no mercado.

Assim, para fazer a conciliação bancária, é preciso atentar-se a 5 dicas fundamentais:

  1. Conta bancária apenas para a empresa: Misturar negócios e vida pessoal nunca é uma boa ideia, por isso, é necessário abrir uma conta bancária apenas para movimentações financeiras relativas ao negócio. Dessa forma, é mais fácil controlar despesas, saques, recebimentos, pagamentos e lucros;
  2. Contas a pagar: Todas as despesas devem ser relacionadas no item ‘contas a pagar’. Por despesas compreendem-se todas as ações que demandam saída de dinheiro, tais como pagamento de fornecedores, funcionários, compras, impostos e contas de consumo, como luz, água, internet, dentre outros;
  3. Contas a receber: Todos os valores que entrarão na conta devem ser relacionados no item ‘contas a receber’, como aqueles oriundos de vendas de produtos e serviços, depósitos de clientes, valores originários de vendas via cartões de crédito e débito, cheques a ser descontados, dentre outros;
  4. Monitoramento constante: Para evitar fraudes, como o depósito de valores abaixo do devido ou cheques não descontados como previsto, o monitoramento e a conciliação bancária devem ser realizados de forma contínua. Assim, é mais fácil perceber inconsistências que podem acarretar grandes prejuízos ao longo do tempo;
  5. Automatização: Contar com um sistema para efetivar a conciliação bancária é a maneira mais eficiente de evitar erros e fraudes, além disso, ao automatizar o processo de comparação entre controle interno e extrato bancário, todo o procedimento é feito com mais rapidez e por apenas uma pessoa, o gestor.

Eficácia na implementação de sistemas

A AMWSys é um sistema intuitivo, altamente eficaz e preciso voltado à gestão empresarial, a fim de facilitar rotinas essenciais ao seu funcionamento, como a realização de conciliação bancária, a emissão de notas fiscais, controle financeiro e muito mais, com objetivo de agilizar esses processos.